O prefeito e nove vereadores de Marabá, sudeste do Pará, estiveram em Brasília (DF) nesta terça-feira (25) para tratar de investimentos na saúde pública do município. A comitiva do grupo de situação, liderada pelo prefeito Toni Cunha (PL), incluiu os vereadores Marcos Andrade (PSD), Fernando Henrique (PL), Jimmyson Pacheco (PL) e Cabo Rodrigo (PL), além do senador Zequinha Marinho (PL) e o deputado federal Delegado Caveira (PL).
Paralelamente, um outro grupo de vereadores independentes, liderados pelo presidente da Câmara, Ilker Moraes (MDB), participou de um evento no Palácio do Planalto sobre o fortalecimento da produção nacional de vacinas e insulina, promovido pelo Ministério da Saúde. Esse grupo contou com a presença dos vereadores Vanda Américo (1ª secretária), Marcelo Alves (2º vice-presidente), Miterran Feitosa (presidente da Comissão de Saúde), Ubirajara Sompré e Jocenilson Silva.
Os vereadores independentes conseguiram uma reunião com a então ministra da Saúde, Nísia Trindade, para apresentar demandas sobre a infraestrutura da saúde em Marabá, como a construção de UPAs e a possibilidade de uma equipe do Ministério da Saúde avaliar os atendimentos no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e no Hospital Materno Infantil (HMI). Nísia Trindade foi demitida por Lula nesta terça-feira, e os parlamentares tiveram um segundo encontro com o novo titular da pasta, Alexandre Padilha.
Enquanto isso, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Marabá aconteceu normalmente, sob a presidência do vereador Pedro Corrêa Lima (PRD), vice-presidente da Casa, com a presença dos parlamentares que permaneceram no município. O vice-prefeito João Tatagiba assumiu as funções de prefeito em exercício de Marabá durante a viagem de Toni Cunha.
Da Redação | Portal Acontece Carajas