A Prefeitura de Marabá informou que não há previsão de fechamento do Comitê Gestor do Programa Bolsa Família/Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. A gestão municipal esclareceu que, a partir de abril, será realizado um reordenamento nos atendimentos, e que apenas os serviços relacionados ao CadÚnico passarão a ser ofertados nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
A mudança tem o objetivo de aproximar os serviços da população que reside próxima aos CRAS e de adequar o funcionamento do Comitê Gestor às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Programa Bolsa Família. Segundo a Prefeitura, os atendimentos relacionados ao sistema do Bolsa Família e os procedimentos de manutenção dos benefícios continuarão sendo realizados no prédio do Comitê Gestor.
Durante o período de transição, a Prefeitura garantiu que pessoas idosas e prioritárias continuarão sendo atendidas no Comitê até que estejam habituadas a buscar os serviços nos CRAS. Além disso, a mudança visa ampliar o atendimento para comunidades próximas ao núcleo da Marabá Pioneira, onde está prevista a instalação de um novo CRAS nos próximos meses.
Com a descentralização, os CRAS também passarão a ofertar outros serviços, como o Atendimento Integral à Família, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a emissão de carteira para idosos. A Prefeitura reforçou o compromisso de melhorar e ampliar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.